Sopa miso vegan – sopa japonesa da longevidade
Newsletter
A sopa missoshiru ou sopa miso, é a sopa mais popular do Japão. Os japoneses comem esta sopa até ao pequeno almoço. A base da sopa miso é um caldo aromático que se chama dashi (encontras a receita para o caldo dashi aqui) e a pasta miso. A pasta miso é muito conhecida na cozinha japonesa e é frequentemente adicionada em molhos, marinadas e sopas. Tem uma consistência grossa e é feita de sementes de soja fermentadas.
Os produtos fermentados são muito saudáveis para o nosso organismo. Têm um efeito muito positivo nos intestinos e agem como um probiótico. A pasta de miso é rica em proteína facilmente digerível, fósforo, zinco, magnésio, ferro e vitaminas K, B2 e B6 e é por isso que é chamada pelo segredo da longevidade.
Dependendo dos aditivos, como arroz ou cevada, a pasta miso pode ter diferentes cores, como bege claro ou castanho escuro. A cor depende também do tempo de fermentação, quanto mais escura, mais tempo esteve no processo de fermentação e mais intenso é o sabor. (existem pastas brancas, amarelas, vermelhas ou castanhas escuras). Nesta receita de sopa miso vegana usei a pasta vermelha que é bem intensa. Pessoalmente gosto muito do sabor, mas se preferires podes usar a pasta amarela ou a branca, também são perfeitas para preparar esta sopa. (têm o sabor menos intenso, podes adicionar mais quantidade).
A sopa miso tem um sabor muito original e é muito aromática. É perfeita para os dias frios de outono e inverno. É perfeita para constipações. Tenta fazer em casa, tenho a certeza que vais adorar! Podes preparar mais quantidade de dashi e fazer também uma deliciosa sopa ramen!
Vamos começar?
Ingredientes:
- 1 litro de dashi vegano ou caldo de legumes caseiro
- 1 colher de sopa de pasta miso vermelha ou 2 colheres de sopa de pasta branca ou amarela
- um punhado de algas wakame
- tofu natural
- cebolinho para polvilhar
Preparação:
- Mergulha as algas em água e deixa ficar por 5 minutos
- (Coloca as algas wakame numa tigela e adiciona água até ficarem todas cobertas. As algas wakame secas são pretas mas depois de mergulhar na água ficarão verdes).
- Corta o tofu em quadrados pequenos.
- Aquece o dashi vegano ou o caldo de legumes numa panela.
- Numa tigela mistura bem a pasta miso com um bocado de dashi e depois coloca tudo na panela. (não deixes ferver a sopa depois de colocar a pasta miso, se ferver, o miso perde as suas propriedades saudáveis)
- Está pronto! Podes servir a tua sopa, numa malga coloca as algas, o tofu, a sopa e polvilha com o cebolinho por cima.
Bom apetite!
Comentários:
Deixa o teu comentário