Ramen vegano receita com tofu
Newsletter
Ramen é uma sopa tradicional japonesa mas foi criada na China. É uma sopa muito aromática que contém todos os sabores possíveis. A culinária japonesa é cada vez mais popular na Europa. Os pratos típicos do Japão, são cada vez mais procurados e os restaurantes japoneses são cada vez mais comuns. Também são cada vez mais as pessoas que decidem fazer este pratos em casa. Hoje em dia é muito fácil encontrar os ingredientes necessários, o que torna a preparação em casa mais fácil. A popularidade da culinária japonesa deve-se não apenas ao seus sabores, mas também aos seus benefícios para a saúde. A culinária japonesa é considerada uma das mais saudáveis do mundo.
Então, como fazer ramen vegano caseiro? Qual é a melhor receita de ramen vegano? Na verdade, a sopa em si tem muitas versões diferentes, mas é sempre feita na base de um caldo aromático (dashi). Existem muitos ingredientes que podemos usar ao preparar e servir o ramen, tudo depende da nossa imaginação. Eu adoro servir ramen com tofu, cebolinho, cogumelos, vegetais frescos e massa especial para ramen. Podem encontrar facilmente a massa, já preparada, nos supermercados ou em lojas de produtos asiáticos. A preparação do Ramen é simples, mas requer algum tempo da nossa parte porque para obter um caldo aromático temos de o cozinhar em lume brando durante algumas horas.
Vamos começar?
Ingredientes:
- 3 litros da água
- 2 cenouras médias
- ½ raiz de aipo
- 2 cebolas
- 1/4 repolho branco
- 12 cogumelos shitake
- 1 punhado de cogumelos secos
- 3 dentes de alho
- 5 cm de gengibre fresco
- 1 pimento chili
- 1 tomate
- 1 alho francês
- 2 algas kombu
- Molho de soja
Para acompanhar:
- Tofu
- Cebolinho
- Massa para ramen
- Algas nori
- Cogumelos
- Vegetais frescos
Preparação:
- Coloca os cogumelos secos numa tigela com água e deixa-os mergulhar durante meia hora.
- Durante esse tempo lava e descasca todos os vegetais.
- Coloca água numa panela e adiciona todos os vegetais e algas (corta a meio o tomate e o pimento chili e remove as sementes do pimento)
- Queima as cebolas (corta a cebola a meio e coloca numa frigideira quente sem óleo e deixa queimar um pouco ou espeta o garfo e queima em cima do fogo do fogão) De seguida adiciona à panela.
- Adiciona à panela os cogumelos secos (sem a água), os cogumelos shitake e 100 ml de molho de soja.
- Deixa cozinhar durante no mínimo 3 horas em lume branco. (panela tapada)
- No final, coa o caldo com a ajuda de uma peneira.
- Escolhe os melhores cogumelos shitake e coloca-os numa frigideira com um fio de azeite. Adiciona uma colher de sopa de xarope de agave e uma colher de sopa de molho de soja. Frita durante 2 a 3 minutos e guarda-os numa tigela.
- Corta o tofu em pedaços mais pequenos e coloca-os na mesma frigideira com um fio de azeite. Adiciona sal, pimenta, um bocado de xarope de agave e molho de soja e deixa fritar até ficar dourado.
- Prepara a massa de acordo com as instruções da embalagem.
- Coloca a massa no prato da sopa, deita o caldo e decora com tofu, os cogumelos, cebolinho, algas e vegetais frescos.
Bom apetite!
Dicas:
- Para servires o teu ramen, podes usar os teus ingredientes favoritos, como pepinos frescos, cebola, pimento e algas nori. Tudo depende do que gostas e também do que tens disponível em casa. Experimentar na cozinha é ótimo e muitas vezes dá maravilhosos resultados.
Comentários:
Sáb, 2020-10-31 16:48
ola boa tarde ,estou encantada com as suas receitas .
Está de parabéns e vou experimentar os seus sabores .
Muito obrigada
Seg, 2020-11-02 14:32
Muito obrigada Marisa :)
Fiquei muito contente ao ver o seu comentário.
Espero que goste! :)
Deixa o teu comentário