Newsletter

The subscriber's email address.
Subscreve e recebe dicas vegan super saborosas e saudáveis!
Nesta receita vais ter direito a fast food saudável. Sim, fast food também pode ser saudável! As lentilhas verdes, que são a base deste prato, são perfeitas para sustentar esta minha teoria.

Quem não gosta de um bom hambúrguer? Eu adoro e saudável ainda melhor! As lentilhas são muitas vezes utilizadas como substituto da carne, são uma fonte excelente de proteína e têm um tipo de proteína que é muito fácil de digerir pelo ser humano.

As lentilhas também contêm muita fibra, ácido fólico, vitaminas C, A, K (do grupo B) e ainda muitos minerais como: potássio, ferro, iodo, cobre, fósforo, manganês, magnésio, zinco, cálcio e sódio. É um produto maravilhoso, que muitas vezes é esquecido na nossa alimentação. Hoje vamos trazer as lentilhas de volta aos nossos pratos e preparar não apenas hambúrgueres saudáveis como também muito, mas mesmo muito saborosos!

Vamos começar?
Hambúrguer vegan de lentilhas verdes

Ingredientes:

1 copo de lentilhas verdes secas (250 gramas)
1 cebola média

5 cogumelos brancos médios
2 dentes de alho
5 colheres de sopa de flocos de aveia
4 colheres de sopa de sementes de girassol
2 colheres de sopa de concentrado de tomate
3 colheres de óleo ou azeite

1 colher de chá de linhaça moída
1 punhado de salsa picada
2 colheres de chá de sal
1 colher de chá de pimento doce

½ colher de chá de cominhos
½ colher de chá de pimenta preta
1 colher de sopa de molho de soja

Preparação:

1. Lava bem as lentilhas sob água corrente, de seguida coloca-as numa panela e adiciona 2 copos de água e uma colher de sopa de molho de soja. Cozinha em lume baixo durante cerca de 20 a 25 minutos. No fim de cozer adiciona 1 colher de chá de sal.

2. Corta a cebola, o alho e os cogumelos em pedaços mais pequenos e frita-os numa panela com um fio de azeite até ficarem macios.

3. Numa outra panela, bem aquecida, coloca as sementes de girassol e vai mexendo até ficarem dourados, de seguida deixa arrefecer.

4. Coloca os flocos de aveia e as sementes de girassol num liquidador e tritura até obteres uma farinha.

5. Com uma varinha mágica tritura metade das lentilhas.

6. Coloca as lentilhas trituradas e as não trituradas numa tigela e adiciona todos os restantes ingredientes.

7. Lava bem as mãos e passa as mãos em óleo (este processo vai te ajudar a formar os hambúrgueres). Forma 8 hambúrgueres e coloca-os numa forma com papel manteiga por baixo.

8. Coloca no forno pré-aquecido à temperatura de 180 graus e deixa ficar por 15 minutos. De seguida, vira os hambúrgueres e deixa ficar durante mais 10 minutos.

Dicas:

Os hambúrgueres sabem melhor quando acompanhados com maionese vegan ou molho de alho vegan e vegetais frescos. Eu pessoalmente adoro acompanhar com maionese vegan, mostarda, cebola fresca, rúcula, queijo vegan e pepinos de conserva. Podes também servir com tomate e pepino fresco, alface iceberg, cebola e molho de alho! Na verdade este hambúrguer fica maravilhoso com tudo. Experimenta e adiciona os teus acompanhamentos preferidos! Podes também servir no prato com batata, arroz ou salada.

Bom apetite!

Experimente também: Hambúrgueres de couve florHambúrguer vegan de feijão preto e bananaHambúrger vegan de tofu e proteína de sojaHambúrger vegan de grão de bicoHambúrguer vegan de feijão vermelho

Hambúrguer vegan como fazer
Hambúrguer vegan de lentilhas verdes
receita de hambúrguer vegan