Newsletter
Hoje vamos fazer um patê vegan delicioso! A grande vantagem desta receita é que é um dois em um! Podes fazer uma canja vegan deliciosa e aproveitar os vegetais para fazer um patê maravilhoso! Assim não desperdiçamos nada e conseguimos preparar um delicioso patê.
Para além dos vegetais da canja, para preparar este patê, ainda adiciono lentilhas cozidas, cuscuz e especiarias. Depois de pronto, fatio e como com pão e pickles ou outros vegetais a gosto. Fica mesmo bom!
Vamos começar?
Ingredientes:
- Vegetais cozidos da canja (podes encontrar a receita da canja aqui)
- 1 copo de lentilhas verdes
- 1 copo de cuscuz
- 1 copo de água quente
- 1 colher de chá de sal (Himalaias)
- 4 colheres de sopa de concentrado de tomate
- 2 colheres de sopa de molho se soja
- 2 colheres de sopa de óleo
- ½ colher de chá de cominho
- 1 colher de chá da pimenta vermelha
- 1 colher de manjerona
- ¼ colher de chá de pimenta chili
- ¼ colher de chá de pimenta preta
*Referência do copo - 200 ml
Preparação:
- Coloca todos os vegetais que sobraram da canja numa tigela. (com a excepção das cascas de cebola e das folhas de louro)
- Numa panela, cozinha as lentilhas verdes em 2 copos de água, durante 15 a 20 minutos sob cobertura. (Mantém a panela fechada com o testo enquanto cozemos as lentilhas) Quando ficarem macias e absorverem toda a água, coloca as lentilhas junto dos vegetais que sobraram da canja.
- Numa tigela nova, adiciona cuscuz e mistura com água a ferver e deixa repousar durante 5 minutos. Depois do cuscuz absorver a água, junta aos legumes e ás lentilhas. Adiciona também todos os restantes ingredientes.
- Com uma varinha mágica mistura tudo até obteres uma massa lisa.
- Pega numa terrina para o forno e forra-a com papel de manteiga, de seguida coloca a massa. Em cima da massa, passa um pouco de óleo com uma colher e espalha sobre toda a superfície.
- Por fim coloca no forno pré aquecido a 170 graus e deixa ficar durante 40 a 45 minutos.
- Depois deste tempo, tira o patê do forno e deixa dentro da forma até ficar totalmente frio. (eu costumo deixar durante a noite, isto é muito importante porque o patê quente vai derramar.)
Está pronto, bom apetite! :)
Dicas:
O patê é mesmo bom! A minha dica é fazeres uma sandes com o patê, pickles ou ketchup.
Comentários:
Deixa o teu comentário