Bolo de espinafres vegan - musgo da floresta
Newsletter
Bolo de espinafres vegan - musgo da floresta é um bolo muito bonito e muito saboroso. Um bolo fofinho, delicado e super original! É feito com espinafres frescos, sumo de maçã, chantilly vegano caseiro e castanhas de caju.
O bolo de espinafres vegan tem uma cor verde maravilhosa, tudo graças aos espinafres, mas não te preocupes, o bolo não sabe a espinafres. Os espinafres adicionam cor e também ajudam para que o bolo fique mais macio. Uso-os apenas por esses 2 motivos, o sabor dos espinafres é praticamente imperceptível.
A minha receita de bolo de espinafres não leva ovos, nem leite! É uma receita 100% vegan por isso se procuras receitas de bolos sem leite e sem ovos vais adorar esta receita. Podes também procurar no Vegmente outros bolos e sobremesas maravilhosas que preparei e que também são totalmente livres de ingredientes de origem animal. Receitas encontras aqui: sobremesas
Se não gostas de creme, podes preparar o bolo de espinafres na versão básica, ou seja servir somente com a base feita e também fica muito delicioso. Para preparar esta versão básica, basta fazer só os primeiros 4 pontos da preparação. Eu pessoalmente adoro servir com creme e com uma parte desfeita por cima. O bolo parece mesmo musgo, na mesa fica lindíssimo.
Este bolo verde é incomum e surpreendentemente delicioso. Se queres surpreender os teus amigos ou familiares com um bolo muito original experimenta esta receita.
Vamos começar?
Ingredientes:
Base:
- 1 copo e meio de farinha branca
- 1 copo de açúcar branco / açúcar de cana
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- uma pitada de sal
- 170 gramas de espinafres frescos
- 1/4 copo de óleo de girassol
- 3/4 copo de sumo de maçã
Creme:
- 1 copo de castanhas de caju (embebidos em água durante a noite)
- 1 lata de leite de coco (só a parte sólida)
- 1 colher de açúcar em pó
- 3 colheres de sopa de xarope de agave
- 1 colher de sopa de óleo de coco
- 1 colher de sopa de sumo de limão
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha
*o meu copo tem 300 ml
Adicionalmente:
- Frutas para decorar
Preparação:
Um dia antes:
- Coloca as castanhas de caju num recipiente com água e deixa no frigorífico.
- Coloca o leite de coco no frigorífico.
- Coloca espinafres, óleo e sumo num liquidificador e tritura até obteres um fluido uniforme.
- Numa tigela mistura bem todos os ingredientes secos (farinha, açúcar, fermento e sal)
- Junta o fluido com os ingredientes secos e mistura tudo bem.
- Coloca numa forma e coloca no forno pré-aquecido à temperatura 180 graus e deixa durante 55 - 60 minutos. Verifica com um palito para ver se o bolo está pronto e de seguida deixa arrefecer completamente.
- Durante o tempo em que o bolo está no forno, começa a preparar o teu creme. Coloca as castanhas de caju, (sem a água) no liquidificador, juntamente com xarope de agave, óleo de coco, sumo de limão e extrato de baunilha. Tritura até obteres um creme liso.
- Numa tigela coloca a parte sólida do leite de coco e uma colher de sopa de açúcar em pó. Bate até obteres o chantilly. De seguida junta o chantilly com o creme das castanhas de caju e mistura bem.
- Com uma faca longa, corta a parte de cima do bolo (mais ou menos 1/3 do bolo) e desfaz com as mãos.
- Coloca o creme por cima do bolo e de seguida a parte desfeita.
- Coloca no frigorífico durante no mínimo 2 horas.
- O bolo de espinafres vegan - musgo da floresta está pronto! Serve com as tuas frutas favoritas.
Bom apetite!
Dicas:
- Para verificar se o bolo está pronto coloca um palito dentro do bolo. Se sair seco o bolo está pronto, se sair molhado, o bolo precisa mais alguns minutos.
- O leite de coco tem que ficar no frigorífico pelo menos 24 horas antes da preparação do bolo, se o leite não ficar frio o suficiente, não vai ser possível obter o chantilly.
- Se tens uma boa varinha mágica e te esqueceste de colocar as castanhas de caju na água durante a noite, coloca num recipiente e adiciona água a ferver. Deixa durante uma hora.
Comentários:
Sáb, 2021-08-21 18:50
Fiz apenas o bolo sem o creme .. ficou muito bom.. obrigado
Qua, 2021-10-06 16:45
Fico muito contente Irene ;)
Deixa o teu comentário